sábado, 19 de outubro de 2013

1ª avaliação de Redação (6º ano)

1ª Avaliação

LEITURA, COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL


Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Lembre-se de seguir as orientações recebidas em aula sobre elaboração de respostas.
O velho, o menino e a mulinha
O velho chamou o filho e disse:
— Vá ao pasto, pegue a mulinha e apronte-se para irmos à cidade, que quero vendê-la.
O menino foi e trouxe a mula. Passou-lhe a raspadeira, escovou-a e partiram os dois a pé, puxando-a pelo cabresto. Queriam que ela chegasse descansada para melhor impressionar os compradores.
De repente:
— Esta é boa! — exclamou um visitante ao avistá-los. — O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência ou caduquice?...
E lá se foi, a rir.
O velho achou que o viajante tinha razão e ordenou ao menino:
— Puxa a mula, meu filho! Eu vou montado e assim tapo a boca do mundo.
Tapar a boca do mundo, que bobagem! O velho compreendeu isso logo adiante, ao passar por um bando de lavadeiras ocupadas em bater roupa num córrego.
— Que graça! — exclamaram elas. — O marmanjão montado com todo o sossego e o pobre do menino a pé... Há cada pai malvado por este mundo de Cristo... Credo!...
O velho danou-se e, sem dizer palavra, fez sinal ao filho para que subisse à garupa.
— Quero só ver o que dizem agora...
Viu logo. O Izé Biriba, estafeta do correio, cruzou com eles e exclamou:
— Que idiotas! Querem vender o animal e montam os dois de uma vez... Assim, meu velho, o que chega à cidade não é mais a mulinha; é a sobra da mulinha...
— Ele tem toda razão, meu filho; precisamos não judiar do animal. Eu apeio e você, que é levezinho, vai montado.
Assim fizeram, e caminharam em paz um quilômetro, até o encontro dum sujeito que tirou o chapéu e saudou o pequeno respeitosamente.
— Bom dia, príncipe!
— Porque príncipe? — indagou o menino.
— É boa! Porque só príncipes andam assim de lacaio à rédea...
— Lacaio, eu? — esbravejou o velho. — Que desaforo! Desce, desce, meu filho e carreguemos o burro às costas. Talvez isso contente o mundo...
Nem assim. Um grupo de rapazes, vendo a estranha cavalgada, acudiu em tumulto com vaias:
— Hu! Hu! Olha a trempe de três burros, dois de dois pés e um de quatro! Resta saber qual dos três é o mais burro...
— Sou eu! — replicou o velho, arriando a carga. — Sou eu, porque venho há uma hora fazendo não o que quero mas o que quer o mundo. Daqui em diante, porém, farei o que manda a consciência, pouco me importando que o mundo concorde ou não. Já que vi que morre doido quem procura contentar toda gente...
Monteiro Lobato

 




1.      Na fábula que você leu, quem são as personagens principais e as personagens secundárias?
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2.      Por que se pode dizer que a história contada acima por Monteiro Lobato é uma fábula moderna?
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3.      Que comportamentos humanos Monteiro Lobato explora nessa fábula? Justifique sua resposta com duas passagens do texto.
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4.      Marque a alternativa correta. A moral da história que você leu é:
(   ) "Quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto."
(  ) "Não sei o caminho do sucesso, mas com certeza o do fracasso é querer agradar a todo mundo".
(   ) "Muito padecem os bons que julgam os outros por si."

5.      Você concorda com a moral da história? Por quê?
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 6.      O que você faria se estivesse no lugar do velho e do menino?
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7.      Agora, chegou a sua vez de contar uma fábula. Pode ser uma conhecida, que você já tenha lido, ou uma inventada por você mesmo. Você sabe que a grande maioria das fábulas tem animais como personagens, mas há fábulas em que as comparações são feitas entre seres humanos e objetos ou plantas. Sendo assim, você pode escolher uma das opções abaixo e inventar uma fábula com os personagens sugeridos:

·      A pomba e a formiga;
·      O macaco e a onça;
·      A rosa e a margarida;
·      O palito e a caixa de fósforos;
·      A agulha e a linha.

Escreva seu texto na folha de rascunho e, após revisá-lo, passe-o a limpo na folha de redação. Lembre-se de usar elementos coesivos para ligar um parágrafo ao outro e de empregar a pontuação adequada. Use 15 linhas, no mínimo, e 30 linhas, no máximo.

Observação: você receberá uma folha para fazer o rascunho e outra para passar sua redação a limpo, depois de revisar o rascunho. Ao final da prova, entregue as duas folhas.

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