sábado, 19 de outubro de 2013

2ª avaliação de Redação (8º ano)

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia abaixo um trecho da obra Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, do autor Augusto Cury, e escolha apenas uma das duas propostas a seguir para escrever seu texto (que deve ter entre 15 e 30 linhas).
Geração do hambúrguer emocional

“A juventude sempre foi uma fase de rebeldia às convenções dos adultos. Mas a atual geração produziu um efeito único na História: matou a arte de pensar e a capacidade de contestação da juventude. Os jovens raramente contestam o comportamento dos adultos. Por quê?
Porque eles amam o veneno que produzimos. Eles amam o sucesso rápido, o prazer imediato, os holofotes da mídia, ainda que vivam no anonimato. O excesso de estímulo gerou uma emoção flutuante, sem capacidade contemplativa. Até seus modelos de vida têm de ter um sucesso explosivo. Querem ser personagens como artistas ou esportistas que, do dia para a noite, conquistam fama e aplausos.
Os jovens vivem a geração do “hambúrguer emocional”. Detestam a paciência. Não sabem contemplar o belo nas pequenas coisas da vida. Não lhes peça para admirarem as flores, os entardeceres, as conversas singelas. Para eles tudo é uma chatice. As críticas dos pais e dos professores são insuportáveis, raramente eles as ouvem com atenção.
Como ajudá-los? Saia do lugar-comum. Uma das coisas mais importante na educação é levar um filho a admirar seu educador. (...)” (2003: pp. 36-37)

1ª proposta:

Elabore um texto dissertativo claro e coerente, no qual você deverá se posicionar em relação às idéias sobre a juventude de hoje expostas por Augusto Cury no texto que você acabou de ler. Apresente argumentos, se posicionando contra ou a favor das idéias expostas pelo autor. Lembre-se de usar elementos coesivos para ligar um parágrafo ao outro.
Atenção: cuidado para não fazer recortes e colagens do texto lido! Você pode fazer apenas uma citação, se achar necessário, mas, para isso, use aspas e não ultrapasse o limite de uma linha.

2ª proposta:

Escreva um texto narrativo fictício em que você conte a história de vida de um(a) jovem (ou adolescente) que se enquadre na “geração do hambúrguer emocional” descrita por Augusto Cury no texto acima. O foco narrativo deve ser em primeira pessoa (ou seja, a personagem é quem deve contar sua própria história). A história inventada por você deverá ter início, meio e fim.

BOA PROVA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, pessoas!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.