sábado, 19 de outubro de 2013

3ª avaliação de Redação (8º ano)

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia abaixo um trecho da obra Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, de Augusto Cury, e responda às questões a seguir:

Um tapa com luva de pelica
direto no coração

“Certa vez, alguns alunos conversavam no fundo da sala. A professora de línguas pediu silêncio, mas eles continuaram. Ela foi mais enfática, chamou a atenção de um aluno que falava alto. Ele foi agressivo com ela. Gritou: ‘Você não manda em mim! Eu pago para você trabalhar!’ O clima ficou tenso.
Todos esperaram que a professora gritasse com o aluno, ou o expulsasse da classe. Em vez disso, ela ficou em silêncio, relaxou, diminuiu sua tensão e libertou sua imaginação. Em seguida, contou-lhes uma história que aparentemente não tinha nada a ver com o clima de agressividade.
Contou a história das crianças e dos adolescentes judeus que foram presos nos campos de concentração nazista e perderam todos os seus direitos. Não podiam ir às escolas, brincar nas ruas, visitar os amigos, dormir numa cama quentinha e se alimentar com dignidade. O alimento era estragado, e eles dormiam como se fossem objetos amontoados num depósito. O que era pior, não podiam abraçar seus pais. O mundo desabou sobre eles.
Eles choravam e ninguém os consolava. Tinham fome e ninguém os saciava. Gritavam pelos pais, mas ninguém os ouvia. Na frente deles apenas havia cães, guardas e cercas de arame farpado. A professora contou o que foi um dos maiores crimes cometidos na nossa história. Roubaram os direitos humanos e a vida desses jovens. Mais de um milhão de crianças e adolescentes morreram.
Depois de contar essa história, a professora não precisou falar muito. Olhou para a classe e disse: ‘Vocês têm escola, amigos, professores que os amam, o carinho dos seus pais, um alimento gostoso na sua mesa, mas será que vocês os valorizam?’ Ela resolveu conflitos em sala de aula levando-os a se colocar no lugar dos outros e a pensar na grandeza dos direitos humanos.

Ela não precisou chamar a atenção do aluno que a ofendera. Sabia que não adiantaria corrigir seu comportamento, e queria levá-lo a ser um pensador. Ele ficou em completo silêncio. Voltou para casa e nunca mais foi o mesmo, pois compreendeu que tinha muitas coisas belas que não valorizava.” (2003: pp. 76-77)

1.  Ao contar uma história, usamos certas palavras ou expressões que servem para encadear os fatos em uma seqüência coerente e dar idéia de continuidade, às quais denominamos marcadores temporais. Retire do texto todos os elementos coesivos que têm essa função.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

2.  Explique o sentido dos elementos coesivos destacados nas orações abaixo e, a seguir, reescreva-as substituindo-os por outros que não comprometam o sentido do texto:
               a.  “Todos esperaram que a professora gritasse com o aluno, ou o expulsasse da classe. Em vez disso, ela ficou em silêncio, relaxou, diminuiu sua tensão e libertou sua imaginação.”
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

                  b. “Ele ficou em completo silêncio. Voltou para casa e nunca mais foi o mesmo, pois compreendeu que tinha muitas coisas belas que não valorizava.”
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

3.      Explique a diferença de sentido no uso das palavras destacadas nas orações abaixo:
                        a.      A professora de línguas pediu silêncio aos alunos, mas eles continuaram a fazer barulho.
                        b.      Ela foi mais enfática, chamando a atenção de um aluno que falava alto.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

4.      Justifique o título do texto e diga em que linguagem ele foi empregado.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

5.      Com que objetivo a professora contou a história de crianças e adolescentes judeus presos nos campos de concentração nazista?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

6.      Ela alcançou seu objetivo? Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

7.      Suponhamos que você fosse escrever um artigo de opinião para uma revista direcionada a um público adolescente a fim de opinar sobre a atitude dos alunos e da professora da história narrada acima. Construa um texto dissertativo com pelo menos três parágrafos. Na introdução, você deve parafrasear ou resumir o texto em questão. No desenvolvimento, você deve dizer o que achou da atitude do aluno que ofendeu a professora e se, por sua vez, ela agiu adequadamente ao não chamar sua atenção nem corrigir seu comportamento e, sim, preferir contar uma história para a turma. Conclua dizendo o que você faria se estivesse no lugar dos alunos e no lugar da professora. Como se trata de um artigo de opinião, você pode se expressar na primeira pessoa do singular. Lembre-se de usar elementos coesivos para ligar um parágrafo ao outro. Use 15 linhas, no mínimo, e 30 linhas, no máximo.


BOA PROVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, pessoas!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.